sábado, 11 de abril de 2015

Ela

Entre mortos e feridos, lá estava ela. Em pé. Como sempre esteve a vida inteira.
Carregou tanta coisa na cabeça, que eu realmente não sei como ela conseguiu manter-se de pé a vida toda. Hoje, é muito o que ela carrega. A vida foi-se entrando e permaneceu tanto que agora, há muito pra sustentar. Ela sustenta. Há tanta graça nela. Tanta flor, tanto amor, tanto amor, meu deus. E eu, abestalhada, olho pra ela como se ela fosse de outro mundo. Mas não como se fosse algo desconhecido ou estranho. Mas como ela é: é outro mundo feito de abraços.
Ela passou por tantas dores nessa vida. Eu, daqui, nem posso me lembrar de todas. Perdeu os pais logo cedo, foi humilhada por tanta gente, casou com um homem que muito a fez sofrer, assistiu alguns de seus filhos serem levados pela morte. Depois que o Tempo, esse senhor implacável, veio, não sei se houve algum alívio. Sempre era alguma coisa a ocupar esse coração generoso. E eu sei que eu já fui e talvez ainda seja, um dos pesos. O que mais me surpreende é que ela é feliz. Sua capacidade de sorrir se manteve e eu gosto de pensar que eu herdei isso.
A memória já lhe falha. O ficar "em pé" já não é mais uma afirmação literal na vida dela. Ela tosse. Ela sente dores. Ela espera.
Estar longe dela é uma dor. A última noite, passamos nós duas de mãos dadas. Ela, na sua rede. Eu, na cama. Ela não conseguia dormir. Eu não podia. Deitei de maneira que pudesse vigiá-la, velar seu sono, segurar sua mão, ficar alerta a qualquer coisa. Lágrimas desceram quando vi aqueles dois olhinhos se fechando lentamente, pra pegar no sono, enquanto eu prendia até a respiração, morta de medo que qualquer de meus movimentos pudesse impedir de isso acontecer.
É difícil testemunhar o crepúsculo de uma vida tão amada. Vê-la perder-se em confusões tão simplórias. Mas não há o que se fazer. A cada engano, o riso natural. O abraço sempre dirá: "Não interessa o que aconteça, meu amor, encoste aqui o seu coração no meu, que tudo vai ficar bem".
"Não sofra antecipadamente", me disseram. Não. Não mais. Eu imagino, é claro. Ela mesma fala disso. Ela sabe. Nós sabemos. Mas meu coração está sereno, apesar de tudo. Eu só quero cantar pra ela o máximo que eu puder, dar todos os beijos e abraços que eu puder e dizer pra ela o quanto eu puder, que eu a amo. Segurar na mão do refúgio e dizer que ele sempre o será. :)

segunda-feira, 6 de abril de 2015

A caçada

É muito difícil olhar pra como a irracionalidade se manifesta. Já a vi tantas vezes, mas ao contrário do que eu pensei, o olhar nunca se acostumou. É preciso olhar mais além. Ver onde está o amor. Procurar, procurar bem fundo, ainda que ele se esconda. Agarrar-se nele pra poder seguir adiante. É ver a humilhação, a frustração que gera essa irracionalidade. O ódio de todos os planos de vida idos por água abaixo. No momento, depois da confusão, nós três estamos nessa mesa, sentados, confusos, irritados. Três cabeças baixas. Eu, escrevendo esse texto no bloco de notas do celular. Meu pai, humilhado pelo que dissemos a ele, depois da vergonha que nos fez passar. Meu irmão, lendo a bíblia. Temos pouca coisa em comum. Por isso é que é preciso procurar o amor no mais profundo, onde quer que esteja. Perscrutar, cavar como se procura por água quando se está com sede. Não há saída. Ou se faz isso ou todos nós afundaremos no abismo sem fim da solidão.